FAZEI DICIPULOS MEUS: SANTAS MISSÕES

SANTAS MISSÕES


Santas Missões Populares

Por quê? Para quê? Onde? Quando? Como? Quem?


POR QUÊ?

As Santas Missões Populares, como as demais atividades evangelizadoras da Igreja, têm como objetivo prioritário levar Jesus Cristo às pessoas, a todas as pessoas sem exceção. A missão de eevangelizar é missão permanente da Igreja. Ela "deve cumprir sua Missõesmissão seguindo os passos de Jesus e adotando suas atitudes (cf. Mt assembléia9,35-36). Ele, sendo o Senhor, se fez servidor e obediente até a morte de cruz (cf. Fl 2,8); sendo rico, escolheu ser pobre por nós (cf. 2Cor 8,9), ensinando-nos o caminho de nossa vocação de discípulos e missionários. Na generosidade dos missionários se manifesta a generosidade de Deus, na gratuidade dos apóstolos aparece a gratuidade do Evangelho" (CELAM, Documento de Aparecida, 31). Em tudo o que faz, a Igreja evangeliza; se não fosse assim, ela trairia a confiança que Jesus depositou nela. Ao decidir realizar as Santas Missões Populares, a Diocese de Guarapuava optou por evangelizar de forma permanente – o que ela já vem fazendo –, mas agora de uma forma nova, organizada por setores missionários, animada de um novo ardor. Em outras palavras, a nossa diocese tomou consciência, e transformou essa consciência em ação, ao não somente promover momentos missionários, mas ao se fazer missionária em tempo integral.

PARA QUÊ?

Estamos iniciando as Santas Missões Populares para que a pessoa e o Evangelho de Jesus chegue a todas as pessoas, e não só aquelas que nos buscam e participam da comunidade. Queremos partilhar com todos a alegria que temos em pertencer à família de Jesus. Vamos sair de nossas igrejas, de nossas casas, de nossas pastorais, de nossos movimentos e de nós mesmos para ir ao encontro do outro, seja ele quem for, esteja ele onde estiver.

Não podemos ficar esperando, e nem temos esse direito! Se somos coerentes com a fé que professamos, não vamos guardá-la, mas colocá-la a disposição de todas as pessoas: "Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com um vaso ou para pô-la debaixo de uma cama; antes, coloca-a sobre uma luminária, para que os que entram vejam a luz" (Lc 8,16).

ONDE?

Em toda a Diocese de Guarapuava: nas cidades, no interior, nas igrejas, nas casas, nas pastorais, nos movimentos, nas celebrações, no lazer, no ambiente de trabalho, nos grupos bíblicos de reflexão e vivência, nos sacramentos e sacramentais, nas festas dos padroeiros, nos meios de comunicação, nos boletins diocesano e paroquial, nas casas de formação, nas assembléias diocesanas, setoriais e paroquiais, nos encontros do clero, entre outros.

Nenhum espaço e nenhuma atividade diocesana pode se isentar de mergulhar nas Santas Missões Populares.

QUANDO

Já, agora, imediatamente, mas não de forma atropelada e sim organizada.

Começamos na Assembléria Diocesana de 2009, quando tomamos a decisão de realizar as Santas Missões Populares, e demos os primeiros passos quando nos reunimos para conhecer, estudar e aprofundar o projeto: nos dias 22 e 23 de maio, os sacerdotes, e no dia 24 de maio, representantes das paróquias, com a participação de mais de três mil pessoas. Mas o que devemos fazer agora? Nos meses de junho, julho e agosto devemos (1) anunciar às pessoas a realização das Santas Missões Populares; (2) incentivá-las a aderir; (3) realizar uma assembléia paroquial extraordinária sobre o assunto; (4) dividir os decanatos e as paróquias em setores missionários; (5) formar a equipe missionária paroquial; (6) estudar o livro "Santas Missões Populares", do Padre Luís Mosconi (Edições Paulinas); (7) levar a todas as comunidades a mensagem de Dom Wagner, gravada em CD; (8) Ler e, se possível, copiar à mão – para ler refletindo – o evangelho de Lucas; (9) Rezar, em todas as ocasiões possíveis, a oração diocesana pelas Santas Missões Populares; (10) "Encharcar" todas as nossas estruturas – administrativas e pastorais – com as Santas Missões Populares.

COMO?

Realizando as atividades acima, especialmente o estudo do livro "Santas Missões Populares", escrito pelo missionário Padre Luís Mosconi , que está assessorando as Missões em nossa Diocese. O ideal seria que este estudo fosse feito em grupo; o livro pode ser encontrado nas secretarias paroquiais, já que foram adquiridos por toda a diocese.

Os grupos de reflexão e vivência podem também utilizar os roteiros publicados mensalmente neste Boletim. Se não houver a possibilidade ou tempo de estudar todo o livro do Padre Mosconi ,é aconselhável que se estude pelo menos até a página 52.

QUEM?

Todos nós: eu, você e cada um dos batizados, sem exceção de ninguém. O primeiro responsável é o Bispo Diocesano, Dom Wagner; o assessor diocesano é o adre Mosconi; o coordenador geral é o Padre Carlos Egler, coordenador da ação evangelizadora; os coordenadores decanais são os decanos: Padre Ari Marcos decanato Guarapuava); Padre João Hélio (decanato Pinhão); Padre Amarildo (decanato Pitanga) e Padre Jorge (decanato Laranjeiras). E mais quatro equipes indispensáveis, a do setor missionário, a da paróquia, a do decanato, e a da Diocese.

DÚVIDAS

Você, ou sua comunidade, têm dúvidas a respeito das Santas Missões Populares na Diocese? Envie-as para o meu endereço eletrônico – cristovamiubel@paoevinho.com.br – Padre Cristovam se encarrega em respondê-las, ou de as enviar aos coordenadores diocesanos a quem couber dar a resposta.
Desejamos a você e à sua comunidade que as Missões sejam realmente Santas e Populares!